viva! para lá da depressão

Todos nós temos o sistema nervoso regulado de maneira diferente. O que pode desencadear emocionalmente uma pessoa pode ter pouco ou nenhum impacto emocional noutra.

Assim, foram categorizados cinco estilos de ansiedade:

  • Amante
  • Lutador
  • Executivo
  • Visionário
  • Dínamo

1. Os Amantes preocupam-se com a qualidade e a profundidade de suas conexões com os entes queridos. Ao se sentirem particularmente stressados e sobrecarregados, os Amantes devem procurar tempo e espaço com as pessoas que mais se preocupam com eles. Passar um tempo na natureza com alguém em quem eles confiam e se preocupam pode ajudar a acalmar e redefinir o cérebro ansioso de alguém com este estilo de ansiedade.

2. O objetivo dos Lutadores é proteger os outros. Aprenderam desde cedo a salvar-se a si próprios e muitas vezes sentem-se impelidos a salvar também os outros. Os lutadores sentem-se confortáveis em ambientes caóticos.  Ao se sentirem particularmente sobrecarregados e stressados, os Lutadores devem criar uma oportunidade saudável para desafios. Por exemplo, inscreverem-se numa maratona de velocidade, suba ao palco ou planeie uma viagem a algum lugar exótico.

3. Os Executivos valorizam a lealdade e confiança. Estes indivíduos prosperam quando se sentem no controle do seu ambiente e do seu futuro. No entanto, ser constantemente aquele de quem todos dependem pode ser exaustivo. Garantir que todos estejam seguros, felizes, saudáveis e pontuais é uma tarefa sem fim. Quando se sentem particularmente stressados e sobrecarregados, os Executivos devem ser brincalhões e “tolos”. Reservar tempo para fazer algo lúdico e criativo pode ser uma libertação; uma rutura com o peso constante da responsabilidade.

4. Os Visionários, quando se sentem particularmente stressados, devem procurar um colega Visionário. Pode ser frustrante e desgastante concentrar-se nos detalhes tediosos da vida diária. Em vez de pintar ou brincar, os Visionários devem inspirar-se para se sentirem seguros e tranquilos. Sentir-se apoiado e compreendido por pessoas que pensam como eles pode ser revigorante e vivificante.

5. O objetivo dos Dínamos é sentirem-se respeitados, obter reconhecimento e realizar tarefas grandes e pequenas. Eles tendem a sentir-se frustrados e esgotados ao realizar tarefas rotineiras. Embora gostem de realizações, pelo menos alguns de seus esforços devem estar alinhados com objetivos maiores.

Quer seja um Amante, um Lutador, um Executivo, um Visionário ou um Dínamo, é possível acalmar a mente quando se concentra no seu estilo emocional específico.


Referência:
https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-self-care/202309/five-ways-to-calm-your-brain
Acedido em 20/11/2023