Famílias inteiras podem ficar deprimidas juntas e nem dar por isso. Mas uma comunicação saudável pode impedir males maiores. Assim como a gripe, a depressão é um distúrbio altamente contagioso que pode ser transmitido socialmente.
A depressão numa família pode sugar toda a energia, transformando a casa num buraco negro de emoções negativas turbulentas. Atenção aos seguintes sinais. Geralmente, essa depressão é disfarçada de doença física ou de um ar geral de irritabilidade e negatividade. Os familiares recolhem-se nos seus espaços próprios, sob a custódia protetora de um smartphone, televisão ou computador. O pessimismo, o sarcasmo ou o silêncio tornam-se o estilo dominante de comunicação familiar.
Se se identifica com o acima descrito é altura de atuar. Verificar o bem-estar das pessoas e não apenas o seu horário de atividades contribui para um sentimento de ligação que é um importante amortecedor contra a depressão em todas as fases da vida. Prestar tanta atenção aos sentimentos familiares quanto às atividades familiares é uma das melhores proteções que se deve usar para combater a depressão.
Referência:
https://www.psychologytoday.com/us/articles/200307/is-depression-contagious
Acedido em 23 de fevereiro 2024