viva! para lá da depressão
Senhora a ouvir música e discos

Não é à toa que a expressão “isso é música para os meus ouvidos” significa receber uma boa notícia. É que a música é algo mágico, que nos dá prazer e nos faz sentir felizes.

Mas a música é também algo mais, no sentido em que pode ajudar a relaxar a mente, dar energia ao nosso corpo e até mesmo ajudar a controlar melhor a dor.1

A verdade é que a música pode ser um bom aliado para a nossa saúde mental, na medida em que influencia os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos.1

Difícil de acreditar? Talvez nem tanto se se lembrar como se sentiu entusiasmado/a/@ quando ouviu a sua música favorita na rádio ou se comoveu no estádio a cantar o hino juntamente com milhares de pessoas, ou começou a bater o pé ao som dos primeiros acordes.

Os efeitos psicológicos da música podem ser poderosos e bastante abrangentes e não será surpresa saber que a musicoterapia é usada muitas vezes como forma de promover a saúde emocional, gerir o stress e aumentar o bem-estar psicológico.

10 formas de a música melhorar a sua saúde mental.

1. Melhora a performance e o foco1,2

Uma das grandes vantagens da música é que pode usá-la para melhorar a sua performance e o seu foco enquanto realiza as suas atividades diárias (ex.: estudar, trabalhar). 

Colocar uma música de fundo animada a tocar enquanto realiza as suas tarefas ajuda na velocidade de processamento cognitivo, enquanto uma música de fundo mais lenta ajuda à memória. 

Opte sempre pelas músicas instrumentais e sem letras complexas, que podem ser distrativas. Recomendamos música ambiente, instrumental ou clássica para obtenção de melhores resultados.

2. Reduz o stress1,2

Não subestime a capacidade que a música tem para aliviar o stress. Seja como música de fundo ou o seu principal foco de atenção, certos géneros de música têm o condão inato de reduzir os nossos níveis de stress e “acalmar a mente”. 

3. Ajuda a comer menos e de forma mais relaxada1

Ao criar um ambiente mais relaxante, com música e iluminação suaves, é mais provável que coma mais devagar e, consequentemente, tenha consciência de que está satisfeito/a/@ mais cedo, evitando os excessos.

4. Melhora a memória1

Lembra-se de aprender a tabuada a cantar? Ou o abecedário em inglês? Estudos demonstram que aprendemos melhor e memorizamos melhor quando cantamos certas mnemónicas ou falamos de forma ritmada.

5. Ajuda a controlar a dor1

Um estudo de 4 semanas demonstrou que os participantes que ouviram música todos os dias experienciaram redução significativa nos seus sentimentos de dor e depressão, o que sugere que a musicoterapia possa ser uma ferramenta importante no tratamento destes problemas.

6. Ajuda a dormir melhor1

Sofre de insónias e passa horas às voltas na cama sem conseguir dormir?

Saiba que a música é um bom aliado. Ouvir música clássica relaxante pode ser um remédio seguro, eficaz e acessível para ajudar a dormir melhor.

7. Ajuda na motivação1,2

É daquelas pessoas que começa o dia com música enquanto toma banho e se veste antes de sair de casa? Pois faz muito bem!

A música pode ser extremamente motivadora, seja para começar o dia ou para realizar uma determinada tarefa a meio do dia.

Sem motivação para fazer o trabalho de casa? Sem motivação para ir correr hoje? Sem motivação para fazer aquele relatório que o chefe lhe pediu até ao final do dia? Sem motivação para limpar a casa? A resposta é: música!

As músicas com um ritmo mais acelerado estimulam o seu cérebro, deixando-o/a/@ empolgado/a/@ e motivado/a/@, mesmo quando faz tarefas rotineiras.

Por isso, aumente o volume e ponha a tocar aquela sua playlist animada! 

8. Melhora o seu humor1,2

A música positiva ajuda a melhorar o nosso humor, a fazer-nos felizes, a tornar-nos mais autoconscientes e cheios de sentimentos otimistas. Por isso, se estiver a ter um dia mau, ponha uma música positiva e otimista a tocar o mais alto que puder e salte, pule, cante e dance! 

9. Ajuda a reduzir os sintomas de depressão1,2

Sabia que a música instrumental, clássica ou ambiente pode ajudar a reduzir a ansiedade em até 65%? É verdade! A música afeta as nossas emoções e ajuda bastante a aliviar pensamentos ansiosos e depressivos. De facto, a musicoterapia tornou-se uma forma bastante popular de tratar a ansiedade e a depressão.

10. Ajuda a melhorar o desempenho físico1

Mente sã em corpo são, já diziam os gregos. E nada como uma boa playlist para ajudar a nossa rotina diária de exercício físico. Porquê? Porque o benefício psicológico de uma música mais mexida e acelerada pode ajudar a aumentar o ritmo e o desempenho físico.  

Já preparou a sua playlist para esta semana?


Referências:

  1. Very Well Mind. How Listening to Music Can Have Psychological Benefits. [Online]. 2022. Acedido em maio 2022. Disponível em: http://www.verywellmind.com/surprising-psychological-benefits-of-music-4126866
  2. Open Minds. 5 Positive Effects Music Has on Your Mental Health. [Online] 2022. Acedido em maio 2022. Disponível em: https://openminds.org.au/news/5-positive-effects-music-mental-health