viva! para lá da depressão

Caracteriza-se pelo desaparecimento abrupto da vida das pessoas não é novo, mas parece ser mais comum nos dias de hoje. A tecnologia tornou o “Ghosting” uma maneira fácil de dissolver relacionamentos.

A razão para ser “ghost” (fantasma) muitas vezes tem mais a ver com o “ghoster”, e não com a pessoa que foi “transformada em ghost”. Podem ser várias as razões para tal comportamento, mas a base acenta na premissa de que cortar a comunicação poupa o indivíduo do confronto, de assumir responsabilidades ou de se envolver no trabalho emocional da empatia - apesar do benefício que uma conversa pode proporcionar. Com efeito, é muito mais conveniente desaparecer.

Por que me sinto tão mal por ser um "ghost"?

É confuso porque não sabe se o relacionamento realmente acabou ou se há um motivo diferente para a ausência da pessoa. Pode se preocupar se algo terrível aconteceu à outra pessoa. E quando percebe que o relacionamento acabou, não tem ideia do que aconteceu ou do que fez mal. Surgindo um sentimento de culpa.

Devo entrar em contato com a pessoa que me ignorou?

Isso provavelmente depende da duração do relacionamento. Se a pessoa não lhe enviou uma mensagem após a segunda ou terceira tentativa, provavelmente será inútil entrar em contato com a pessoa, e provavelmente é melhor viver sem ela.

Um "ghoster" às vezes reaparece?

Às vezes reaparecem. Talvez a pessoa possa enviar uma mensagem por meio de amigos em comum ou aparecer online por meio de “likes” e e-mojis. Alguns até enviam textos de desculpas, e-mails ou até mensagens de voz. Você pode considerar ouvir o que a pessoa tem a dizer, pois é preciso alguma coragem da parte do “ghoster” para se desculpar.

Qual a cura para um "ghost"?

Acima de tudo lembrar que ninguém tem o direito que criar em mal-estar em si. Além disso, é normal sentir-se magoado. No entanto, um período longo de sentimentos negativos não é bom para si. Em vez disso, reserve um tempo para tratar de si, alimente-se saudavelmente, durma bem, mantenha-se fisicamente ativo, veja os amigos. Se precisar de ajuda, entre em contato com um terapeuta.

O "ghosting" às vezes é apropriado?

Às vezes, desaparecer é necessário. Se a pessoa começar a fazê-lo sentir-se desconfortável, terá de pesar a sua decisão de desaparecer. Talvez a pessoa demonstre raiva que pareça perigosa e insegura. Ou a pessoa parece não ter limites, como entrar em contato com outra pessoa com quem você namorou, procurando informações. Ou a pessoa pode começar a mostrar traços sombrios de manipulação, mentira e outras formas de engano.