Os investigadores do Departamento de Neurologia da Universidade de Berna e do Hospital Universitário de Berna identificaram como o cérebro faz a triagem das emoções durante o sono dos sonhos para consolidar o armazenamento de emoções positivas enquanto amortece a consolidação das negativas. Este trabalho amplia a importância do sono na saúde mental e abre novos caminhos de estratégias terapêuticas.
O sono de movimento rápido dos olhos (REM ou paradoxal) é um estado de sono único e misterioso durante o qual a maioria dos sonhos ocorre junto com conteúdos emocionais intensos. Processar emoções, particularmente distinguir entre perigo e segurança, é fundamental para a sobrevivência dos animais. Nos humanos, as emoções excessivamente negativas, como reações de medo e estados de ansiedade, levam a estados patológicos como Transtornos de Stress Pós-Traumático. Na Europa, cerca de 15% da população é afetada por ansiedade persistente e doença mental grave.
O grupo de pesquisa liderado por Antoine Adamantidis conseguiu fornecer pistas sobre a forma como o cérebro ajuda a reforçar emoções positivas e a enfraquecer emoções fortemente negativas ou traumáticas durante o sono REM. Este estudo foi publicado na revista Science.
Referência:
Materiais fornecidos pela Universidade de Berna. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.
https://www.sciencedaily.com/releases/2022/05/220513113237.htm
Acedido em 8/09/2022