A nível individual, a recuperação de um Burnout requer uma abordagem dos fatores biopsicossociais que afetam o stress crónico.
Desvio Saudável - Quando está esgotado, o corpo já enfrenta uma elevada frequência de elementos stressantes há muito tempo. Simplificando, o corpo precisa de descanso, pelo que deve dar prioridade às necessidades de sono, nutrição e movimento natural.
Comportamentos a evitar - Evitar o stress, a ansiedade e a sobrecarga. Evite também procrastinar, isto é, deixar o trabalho acumular ou recorrer a substâncias ou outras distrações para evitar o stress.
Isolamento - O isolamento é uma resposta comum ao esgotamento. As pessoas querem esconder-se e têm medo de compartilhar a sua vulnerabilidade no local de trabalho. No entanto, o isolamento gera mais esgotamento. Procurar pelo menos uma pessoa para confidenciar a situação pela qual está a passar – um terapeuta, um amigo ou um colega de confiança.
Valores - Uma das melhores maneiras de se manter motivado quando se trata de trabalho é encontrar um propósito no que faz. Quando o trabalho parece estar ligado a algo maior do que as tarefas do dia- dia, pode focar-se nisso e terá uma fonte de ânimo quando se sentir exausto.
Referência:
https://www.psychologytoday.com/intl/blog/striving-thriving/202211/why-you-are-burned-out-work-and-what-do-about-it
Acedido em 17/11/2022
Código: COM 55-04/23