viva! para lá da depressão

O nascimento de um segundo filho é uma experiência marcante não só para os pais, mas também para o irmão mais velho. A partir de estudos comportamentais humanos sabe-se que a mudança na constelação familiar é um momento confuso e stressante para a criança mais velha, muitas vezes acompanhada de apego, quadros depressivos e birras. Até agora, não se sabia até que ponto esse stress também seria fisiologicamente detectável.

Num estudo recente, ficou demonstrado que os níveis de cortisol foram excepcionalmente altos por um longo período, independentemente de o jovem ter dois ou oito anos de idade no nascimento do irmão. Essa reação de stress persistente tem um efeito negativo na defesa imunológica. No entanto, a resposta ao stress não parece ser estimulada por agentes stressores energéticos, como o término súbito da amamentação.

Pela primeira vez, um estudo mostra que o nascimento de um irmão é um evento realmente stressante para o irmão mais velho, a nível fisiológico. No entanto, não há necessidade para preocupações. Pois, é muito provável que esse stress seja tolerável e talvez leve a uma maior resistência ao stress dos irmãos mais velhos mais tarde na vida. Afinal, os irmãos mais novos não são apenas concorrentes, mas também importantes parceiros sociais que influenciam positivamente o desenvolvimento.


Referência:
Materiais fornecidos pelo Deutsches Primatenzentrum (DPZ)/Centro Alemão de Primatas. https://www.sciencedaily.com/releases/2022/09/220907105437.htm
Acedido em 8/9/2022