viva! para lá da depressão

Comparar repetidamente o seu relacionamento romântico com o de outros casais pode ter consequências sérias. Pode afetar a satisfação, o otimismo, as perceções e a autoestima da própria pessoa e do seu cônjuge.

Dessa forma, as comparações – particularmente com relacionamentos “melhores”, “mais saudáveis” ou “melhor sucedidos” – podem ser tão ameaçadoras quanto outras ameaças aos relacionamentos, como rejeição, abandono, conflitos e parceiros alternativos atraentes.

É claro que as comparações ascendentes não afetam todos os casais da mesma forma. Pesquisas anteriores indicam que casais altamente comprometidos expostos a um relacionamento superior geralmente o veem não como causa de insatisfação, mas como modelo e inspiração.

Portanto, se você está em um relacionamento saudável e comprometido, comparações ocasionais para cima podem não ter um efeito negativo na satisfação do relacionamento.

Comparações frequentes descendentes também podem ter resultados negativos, possivelmente porque incentivam a colocar menos esforço no relacionamento.

Essa falta de investimento no relacionamento e essa perda de motivação para o autoaperfeiçoamento podem contribuir para a má qualidade do relacionamento. Assim, comparações descendentes frequentes, embora melhores do que comparações ascendentes, também podem ter consequências negativas.