viva! para lá da depressão

Muitas vezes tentamos lidar com o stress evitando-o. Infelizmente, isso não chega. Em vez disso, devemos nos concentrar em como interpretar as inevitáveis experiências stressantes com que nos vamos deparando.

Ser adolescente não significa estar imune ao stress. Antes pelo contrário. Apesar de não terem as pressões de um emprego, o crédito da casa para pagar ou criar uma família, os adolescentes experimentam o seu quinhão de stress, vindo de pressões sociais/colegas, a formação da sua identidade, as exigências escolares, o futuro e, a convivência com os pais.

Uma equipe de pesquisadores, incluindo cientistas da Universidade do Texas em Austin, da Universidade de Stanford, da Universidade de Rochester e do laboratório de empatia do Google, procurou determinar a melhor maneira de ajudar os adolescentes a lidar com o stress (Yeager et al., 2022).

Foram examinadas duas hipóteses:

1ª Mentalidade de crescimento:

A ideia de que a nossa capacidade não é permanente e que podemos desenvolver as nossas habilidades e inteligência. No contexto do estress, isso "... lança “stressores” normais, mas desafiadores (por exemplo, cursos rigorosos e avançados) como úteis (porque oferecem oportunidades para aprendizagem valiosa e desenvolvimento de habilidades) e controláveis ​​(porque as habilidades necessárias para superá-los pode ser desenvolvido).

2ª Mentalidade de melhoraria do stress

Esta perspetiva parte da premissa de que experimentar dificuldades e stress traz benefícios. Especificamente que o stress estimula respostas fisiológicas que nos ajudam a otimizar o desempenho. No contexto do stress, os adolescentes "...podem optar por aproveitar a capacidade aprimorada de desempenho que (o stress) alimenta em vez de se preocupar e se distrair com isso. Por outras palavras, o stress é visto como um ativo em vez de um fardo.

Os resultados obtidos revelaram que, os adolescentes que aprenderam uma mentalidade sinérgica relataram ter menos stress, menor reatividade cardiovascular, menores níveis diários de cortisol, menor ansiedade, melhor sucesso escolar e maior bem-estar geral.

Conclui-se que o stress é inevitável na vida. Mas, em vez de ser encarado como uma experiência totalmente negativa, deverá ser visto como uma oportunidade para o desenvolvimento das capacidades pessoais e aquisição de resiliência, ou ainda como um ativo para atingir os objetivos.

Uma "mentalidade sinérgica" permite avaliarmos o stress com otimismo, considerando-o útil e encarando-o como um desafio para uma melhorar de si mesmo.