viva! para lá da depressão

Existem várias diferenças entre um cérebro ansioso e um cérebro normal e, embora esta seja uma área de pesquisa em andamento, os cientistas já sabem que o córtex pré-frontal (PFC), epicentro do cérebro racional e planeador, é superado pela amígdala que alimenta as emoções.

Através dos canais normais do circuito que conecta a amígdala e o PFC, há comunicação constante, equilibrando sinais inibitórios e excitatórios entre os dois centros.

"O stress é um canal específico de sinalização unidirecional do PFC para a amígdala, e conduz à libertação de Glutamato, um conhecido neurotransmissor excitatório. Os sinais excitatórios diminuem a capacidade do PFC de suprimir a atividade e a produção da amígdala, abrindo caminho não apenas para a ansiedade, mas também para outros distúrbios emocionais e comportamentais relacionados com o stress. Além disso, o cérebro ansioso perde neuroplasticidade. Há uma falha na neurogénese, ou seja a capacidade de gerar novas conexões de células nervosas no hipocampo.


Referência:
https://www.psychologytoday.com/intl/basics/anxiety/vulnerability-anxiety
Acedido em 23 de fevereiro 2024